Cultura de massas no século XX: O Esírito do Tempo - 2 - NECROSE (Trechos comentados e ilustrados do livro de Edgar Morin)
"O homem consumidor não é apenas o homem que consome cada vez mais. É o indivíduo que se desinteressa do investimento..."
Em seu segundo livro que trata direta e especificamente da questão da comunicação de masssas, Edgar Morin inicía citando seu outro trabalho, escrito pouco mais de uma década atrás, Cultura de massas no século XX - O espírito do tempo 1 - Neurose. As primeiras duas sentenças são capazes de elucidar com uma linguagem tão clara o drama do consumismo que podemos ainda hoje nos assustar com sua eficiência em definir o consumista.
Embaralhando, tentando abordar simultaneeamente e mostrar aspectos das simbioses de dois gêneros culturais marcantes da cultura de massas do século XX, no Blog A canção escrevi arriscada e rapidamente uma pequena crônica sobre a morte daquele que flanae o nascimento, já tardamente comentado, daquele que flamba.
Iniciação covarde
"O homem
consumidor não é apenas o homem que consome cada vez mais.
É o indivíduo que se
desinteressa do investimento..." (Edgar Morin)
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Um comentário:
Mas olha como são as coisas. Procurando algum comentario sobre Morin, encontro Sandro Alves, um bisturi perdido no oceano. Abraços, Sandro,
Cristiano Torres
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